O que acontece se eu colocar papel alumínio no microondas?

Autor: 
Marshall Brain

O forno de microondas é uma das grandes invenções do século 20. Você pode encontrá-lo em milhões de casas e escritórios ao redor do mundo. Em algum momento, todos nós já ouvimos que não devemos utilizar produtos de metal, principalmente papel alumínio, quando usamos um forno de microondas. Histórias de explosões incríveis e incêndios geralmente estão presentes nesses avisos ameaçadores. Por que isso acontece? Vamos dar uma olhada em como eles funcionam para descobrir.

Papel alumínio e outros metais podem causar incêndios e explosões no seu microondas
©iStockphoto.com/Jill Fromer/Johanna Goodyear fotomontagem ©2008 ComotudoFunciona/Geisa C. Souza
Papel alumínio e outros metais podem causar incêndios e explosões no seu microondas

Por mais incríveis que este eletrodoméstico seja, a tecnologia por trás dele é bastante simples. Para aquecer o alimento, ele usa microondas, que são ondas de rádio. Neste caso, as mais comumente usadas têm uma freqüência de 2.500 megahertz (2,5 gigahertz). Nessa freqüência, as ondas de rádio têm uma propriedade interessante: a água, as gorduras e os açúcares as absorvem. Quando isso acontece, elas se convertem diretamente em movimento atômico, o calor. Na mesma freqüência, as microondas têm outra propriedade interessante: elas não são absorvidas pela maioria dos plásticos, vidros ou cerâmicas. Mas e os metais?

As paredes dentro do microondas são feitas de metal. Acontece que um pedaço de metal razoavelmente grosso funciona como um espelho. No entanto, em vez de refletir uma imagem, ele reflete as microondas. Se você colocasse uma panela de metal pesado com comida dentro do aparelho, a comida não esquentaria, pois a panela a protegeria das ondas.

Alimentos com papel alumínio devem ser cozidos apenas no forno convencional
©iStockphoto.com/Taras Dudka
Alimentos com papel alumínio devem ser feitos apenas no forno convencional

Pequenas partes afiadas e pedaços finos de metal são uma outra história. Os campos elétricos nos microondas fazem com que correntes de eletricidade passem pelo metal. Pedaços grandes, como as paredes dos microondas, geralmente conseguem suportar essas correntes sem qualquer problema. No entanto, pedaços finos, como o papel alumínio, são sobrecarregados por essas correntes e aquecem muito rápido - tão rápido que podem até causar um incêndio. Além disso, se o papel alumínio estiver amassado a ponto de formar qualquer canto afiado, a corrente elétrica que passa pelo papel irá causar faíscas. Se essas faíscas atingirem outra coisa dentro do microondas, talvez um pedaço de papel, é provável que você tenha de correr atrás de um extintor de incêndio.

Embora seja altamente improvável que um pedaço pequeno de papel faça o seu microondas explodir por completo, ele pode causar um incêndio. Então, é uma boa idéia usar papel filme, toalhas de papel e qualquer outro utensílio de cozinha que não seja feito de metal.

Teste seus conhecimentos sobre:

papel alumínio no microondas